Há cerca de 3 anos atrás eu comecei meus estudos na linguagem ruby e no framework rails. São muitos conceitos, muitas informações e muitas coisas novas para se aprender. Então, aqui vai minha lista para me manter informado e acompanhando as novidades no mundo Ruby e Rails. Vou dividir por conteúdos nacionais e internacionais.

OBS: Existem muitos outros sites incríveis falando dessa tecnologia, estes listados são apenas os que julgo mais focados no assunto.

Sites Nacionais

Akita on Rails

Falar de Rails no Brasil e não lembrar do Fábio Akita é quase impossível. Conheço pessoas que sabem quem é o Akita, mas nunca ouviram falar de um tal de DAVID HEINEMEIER HANSSON o criador do Rails lol. Saiba tudo sobre o Akita aqui. Então, os conteúdos do Akita são sempre pertinentes e você irá encontrar constantemente looongos e detalhados posts. Vale a pena cada minuto lá!

Sugestão de Post: Quais são algumas das piores práticas para aplicações Ruby on Rails?

Nando Vieira

Uma das coisas mais bacanas nos posts do nando é que quase sempre você termina de ler e já pode aplicar no seu projeto. Ele fala desde coisas de servidores, quando a código para iniciante, e de uma forma sempre muito didática, provavelmente adquirida com anos como professor em cursos online no howto. Saiba tudo sobre o Nando aqui. Por sinal fiz o curso de Background Jobs no Rails e ele simplesmente te economiza semanas, talvez meses de estudos e tentativas e erros em um único dia de intenso aprendizado. Recomendo fortemente os cursos do howto.

Sugestão de post: Atualizando seu projeto para uma nova versão do Rails

Blog HE:labs

Na HE:labs eles costumam dizer não apenas fazem software, mas eles avassalam! Uma empresa do Rio de Janeiro que conta com um grupo de desenvolvedores não só cariocas, mas divididos Brasil afora. Com tudo isso eles geram conteúdo de muitaaaa qualidade. Startup, empreendedorismo, Ruby, Rails, Devops, tudo isso é assunto do blog da HE. Os caras manjam dos paranauê, então confere lá!

Sugestão de post: Entendendo o autoload do Rails

Plataformatec

Com figuras como José Valim, Rafael França e Carlos Antonio da Silva, todos membros do Rails Core Team e todos os 3 estão entre os 3 maiores colaboradores do Rails! Além da empresa produzir populares gems como devise e simple form, um de seus fundadores, o Valim criou uma linguagem de programação muito falada atualmente Elixir. Então eles tem muita propriedade para falar! Confira lá pesquisando principalmente pela categoria de Ruby on Rails, pois os últimos posts vem focando mais o Elixir.

Sugestão de post: Active Record scopes vs class methods

Sites Internacionais

Avdi Grimm

Um dos nomes mais respeitados na comunidade Ruby, Avdi Grimm se destaque pela profundidade tecnica e cientifica de seus posts. Autor de livros como Confident Ruby (já li e recomendo), screencast Ruby Tapas e o podcast Ruby Rouges. Cada post vem com um pouco de filosofia e muito conteúdo tecnico!

Sugestão de post: Demeter: It’s not just a good idea. It’s the law.

justinweiss.com

Justin Weiss tem um conteúdo incrível e com dicas sempre práticas, você sai de um post e já pode inserir a dica na sua rotina. Ele tem um lista onde você pode se inscrever gratuitamente e receber conteúdos exclusivos (de fato ele manda materiais bem relevantes!). Também tem um livro, Practicing Rails, abordando como começar no mundo Rails sem ficar sobrecarregado.

Sugestão de post: How to Dispel Ruby Magic and Understand Your Gems

Giant Robots

Blog de uma das grandes empresas do mundo Rails, a Thoughtbot, esse blog, aborda desde conceitos mais básicos do ruby, como também arquitetura de software e TDD. A empresa tem vários projetos open-source, como a famosa gem de upload de arquivos Paperclip e a gem para testes Factory Girl.

Gostaria de destacar um conteúdo especial da Thoughbot, o seu guia de como eles fazem as coisas na empresa, o chamado Plabook. Ele aborda desde como eles planejam os sprints, como fazem deploy, como pagam os colaboradores, em resumo como toda empresa funciona. Confira em https://playbook.thoughtbot.com

Sitepoint – Rubby

Encerrando a categoria gringa, vale a pena destacar o site focado em tutoriais chamado Sitepoint. Ele tem várias categorias onde são postados tutoriais de ótima qualidade! Para nós eu destaco a sessão ruby ele tem muita coisa boa.

Sugestão de post: Deploy Your Rails App to AWS

É isso, espero que tenho anotado as dicas. Se você tem um site para adicionar na lista, deixa ai nos comentários, eu agradeço muito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s